A ambiguidade da fotografia de arquitectura enquanto prática artística
Por Susana Ventura
A Confiança perdida é difícil de recuperar
Por Nuno Coelho
Habitação Acessível: que estratégia adoptar partindo de outras experiências europeias
Por Ricardo Prata
Ivrea e Olivetti
Por João Rocha*
Eco-visionários
Por Paula Melâneo
Este projecto convoca mais de 35 autores de diferentes áreas, artistas e arquitectos a contribuir para a reflexão sobre o Antropoceno — expressão popularizada neste século para definir a possibilidade de uma nova época geológica, marcada pela acção humana no ambiente natural terrestre —, na contemporaneidade e no que se seguirá.
Contributo para a discussão pública do PNPOT
Por Tomás Reis
Mulheres arquitectas e arquitectura: e se trocássemos umas ideias sobre o assunto?
Por Patrícia Santos Pedrosa
Sobre Nadir.
Por João Cepeda
Ao longe, um volume de um único piso, em betão branco aparente, repousa subtilmente sobre um conjunto de lâminas que o erguem do chão, refugiando-se das águas que, de quando em vez, ousam inundar a zona ribeirinha.
Somos encaminhados por uma ligeira rampa em granito, à cota alta.
O percurso – que estabelece a transição entre o centro histórico e as margens do rio, enaltecendo-o – faz-se (quase) sempre de olhos postos…
Sobre “o Público”* no Espaço
Por Wim Cuyvers
O Devir-Forma da Matéria
Por Susana Ventura
Street Art, Sweet Art.*
Por Pedro Bandeira
Media, metodologia e arquitectura: MEDIATÉKHTON
Por Jorge Duarte de Sá
Sobre o ensino da Arquitectura e o futuro profissional do Arquitecto
Por José Nuno Beirão
Num tempo em que cerca de quatro em cada mil habitantes em Portugal são arquitectos, para que serve um curso de Arquitectura?
Quais são os outputs profissionais possíveis (e alternativos às saídas convencionais) que o ensino da Arquitectura poderá promover?
Neste artigo argumenta-se que a formação do Arquitecto não serve essencialmente para a tradicional produção da Arquitectura, mas que possui a essência da formação necessária às profissões do futuro (aquelas…
Media & Arquitetura
Por Nelson Augusto
Acentuando a análise numa relação distópica, invoquemos os extremos para uma clara compreensão. A divulgação controlada da obra de Luis Barragán revela a importância desse compromisso. Arquitecto reconhecido pelo seu silêncio eclético tomou a decisão de controlar os moldes em que a projecção da sua obra deveria ser realizada. A delicadeza desta inquietação gerou um enorme interesse, muitas vezes fantasiado, tanto em torno do autor como da sua obra. Num outro espectro, Zaha Hadid encontrou…
Que vai ser de nós?
Por Rui Campos Matos
Reportagem de Resposta Rápida sobre a Trienal de Arquitectura de Oslo
Por Inês Moreira
De La Ville à la Villa – Chandigarh Revisited
Por Marta Jecu
Pó, condições climáticas, silêncio e som, ferrugem e ar são para Jonathan Hill ausências de matéria percepcionadas que, no entanto, se constituem fisicamente como arquitectura. No seu fascinante livro Immaterial Architecture representa este modelo de uma arquitectura que nasce do imaterial, contra a casa modernista que considera consistente, autónoma, sem desperdício. Transparência e luz, que personificam o modernismo, são para Hill uma camuflagem…